02
Ago 12

Em baixo, vou descrever os bloqueios mentais e emocionais associados ao quadro de Mononucleose (que consta do livro - O Teu Corpo diz ama-te, de Lise Bourbeau, editora Pergaminho).


MONONUCLEOSE

Esta doença é muito frequente nos adolescentes que não se aceitam, e que "embirram" consigo próprios, por não conseguirem controlar as suas emoções.

Esta doença indica cólera vivida, porque há alguma coisa que não passa (daí a inflamação dos gânglios), que não pode engolir, que não aceita.
Alimenta pensamentos de revolta. Eles podem ser dirigidos contra ela ou contra outra pessoa.
Acredita firmemente que tem razão.Importa ser mais flexível e tolerante, e procurar aceitar os outros e os acontecimentos que não pode controlar.

Tem dificuldade em defender-se. Não ousa afirmar-se (talvez por isso ela não te disse mais cedo que não gostava do colégio e que queria sair).

Ter demasiado glóbulos brancos indica que a pessoa quer por demais superar-se, exige demasiado de si própria, porque não se aceita tal e qual como é.
Sente-se facilmente atacada.

Uma vez que a mononucleose afecta o baço, indica que a pessoa em causa cria preocupações demasiadas, vive demasiada inquietação, ao ponto de ficar obcecada (neste caso com a sua imagem perante os outros), o que bloqueia muito a alegria na sua vida (e no caso da Inês isso foi notório).
Deixa-se levar pelo desânimo. Sente um vazio, sente-se desmotivada.
Paradoxalmente, essa mesma pessoa pode rir "até lhe doer o baço".
Ri para o exterior, mas chora por dentro.

Mensagem: Com este problema, o seu corpo procura ajudá-la a retomar contacto com a sua força interior, e com a sua capacidade de enfrentar a vida com a alegria.
 Deve deixar de acreditar que a vida é um drama.
O baço tem por missão vigiar a integridade do sangue e combater infecções. Estando doente, informa que a pessoa tem a mesma missão de vigiar a integridade da sua vida e combater as influências externas.

O que lhe podes transmitir é o seguinte: "Deves permitir-te ter desejos e manifestá-los (se ela não queria estar em regime de semi-internato naquele colégio, poderia ter-te dito mais cedo, irias aceitar e não irias rejeitá-la por isso, e faz-lhe ver que ela tem o direito de discordar daquilo que os outros podem desejar para ela, nomeadamente a avó).
Tens tudo o que é necessário para o conseguir. Basta deixares de crer que não és bastante forte para te afirmares como és e aquilo que queres e desejas para ti.

A mensagem quer lhe podes transmitir é a seguinte:
"Já não é necessário continuares a acreditar que te deves exigir tanto, para que os outros saibam verdadeiramente quem és e, sobretudo, para te amarem tal como és. Lutar constantemente é muito fatigante. Recebes a mensagem importante de reveres a tua opinião sobre ti mesma e de acreditares no teu valor."




HEPATITE (uma vez que o fígado foi também afectado)

Os problemas de fígado manifestam-se quando a pessoa em causa se preocupa demasiado, se inquieta com o que se passa à sua volta. Tem dificuldade em digerir, em aceitar o que se passa (o processo de divórcio? / a separação dela de ti e do Pedro com o semi-internato).

Tem medo das consequências, de ter falta de alguma coisa, ou de alguém.

A dificuldade de ajustamento a uma nova situação, dificuldade em lidar com a mudança fá-la viver muita cólera e descontentamento.

Este problema é também indicação de sintomas depressivos, ainda que inconscientes, porque recalcados.
O fígado é o centro da cólera recalcada.
A pessoa sujeita a problemas de fígado frequentemente revela-se para o exterior como "alguém que não se choca com as situações".
Na verdade, sente-se indefesa, desarmada face às ofensas (o que se poderá ter passado no colégio com colegas, e funcionários e respectivas regras internas que ela pode não te ter contado, e que reprimiu?).

Está em desacordo com aqueles que se chocam (sobretudo os que perdem o controlo), pois faz um grande esforço para não perder o controlo das suas emoções.
Vive amargura e tristeza.

Como reteve por muito tempo a expressão da suas emoções, ao invés de ter uma crise de cólera e se libertar, atraiu um problema de fígado.

Mensagem que lhe podes transmitir: Ela deve procurar não ser tão crítica com os outros, e ser mais tolerante, uma vez que tem tendência para julgá-los e querer mudá-los (nomeadamente a ti).
"Cada cólera interior recalcada, é uma indicação que te esqueces de te colocar no lugar do outro e que queres ter sempre razão.
Deves dispôr de tempo para analisar bem o que se passa à tua volta, antes de tirares conclusões precipitadas. Dispões ainda, de todas as capacidades necessárias para te afirmares e expressares a tua vontade e para te defenderes.
publicado por Luis Pereira às 09:32

pesquisar neste blog
 
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
2014

2013

2012

2011

2010

2009

Olá, chamo-me LUIS PEREIRA. Seja benvindo(a)!
PARA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E CURSOS

LOCAIS DE ATENDIMENTO

ESPAÇO DOS GIRASSÓIS Av. Combat. da Grande Guerra, 33-r/c Dto. AMADORA

tlm: 966435592 E-mail: espacodosgirassois@gmail.com

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO